Cinema: “La vie d’Adèle”

Boa tarde. Meu nome é Iatã e, a pedido da minha amiga Babi (autora desse blog), escreverei semanalmente um post com dicas de filmes e assuntos relacionados à sétima arte. Sou cinéfilo desde que me entendo por gente e possuía um caderninho com recortes de filmes ordenados por ano de lançamento. Aos 17 anos fiz meu primeiro curso livre na área e me apaixonei ainda mais, com 18 me mudei para São Paulo com o intuito de estudar História da Arte e Cinema e, agora, aos 21, estou cursando o Bacharelado em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal Fluminense. Os textos aqui postados não tem a mínima pretensão de crítica cinematográfica, são apenas opiniões e sensações passadas para o “papel” de um jovem que foi sugado pela arte de contar “causos” através das câmeras.
Adèle e Emma
A dica de hoje é uma produção francesa do diretor Abdellatif Kechiche, que venceu a Palma de Ouro 2013: “La vie d’Adèle”, ou “Azul é a cor mais quente”.
O filme nos conta a história da vida de Adèle e seus conflitos internos. Vivenciamos com extrema delicadeza o relacionamento entre a personagem principal e Emma, uma mulher pela qual Adèle se descobre apaixonada. É uma obra que trata sobre o amor e suas formas e, através da narrativa e da bela fotografia, nos transporta para o mundo das duas belas garotas e somos inundados por suas alegrias e tristezas. O filme apresenta cortes rápidos e sequenciais, o que ressalta mais ainda as reações do espectador, que sofre, sorri, chora, alegra-se, e é tomado por variados sentimentos e sensações durante os cento e setenta e poucos minutos da trama. Sem dúvida, é uma obra para assistir mais de uma vez e, com certeza, refletir sobre suas questões por mais de uma semana. Segue o trailer abaixo.

Iatã Barale.

Deixe um comentário

